"A minha pátria é a língua portuguesa"

Thursday, March 02, 2006

Déjà vu

O Jornal dos Açores de ontem dava conta de mais um caso de abuso sexual de menores nos Açores. Uma história típica: uma família sem posses, um benfeitor rico a fazer visitas frequentes, os três filhos da família a terem nas mãos mais dinheiro do que a família lhes poderia proporcionar.
Desta vez não foi na Lagoa. Muda-se o palco de tão abjecta representação para Vila Franca do Campo.
O suposto abusador, que, juntamente com duas mulheres da família responsáveis pelos menores, já foi detido e vai ser presente ao Juiz de Instrução, é um médico de Lisboa, que sob o pretexto de ir assistir a congressos, e desde há um ano e meio, fazia frequentes visitas à família. Quem conhece S. Miguel não pode deixar de achar estranho que um médico que venha participar num congresso fique hospedado, não num hotel no centro de Ponta Delgada, mas sim numa casa em Vila Franca. Uma viagem de automóvel de Vila Franca a Ponta Delgada leva ainda algum tempo… a menos que o referido concelho acolha muitos congressos médicos, o que não me parece ser o caso.
Por outro lado, consta que os três menores, a partir de determinada altura, passaram a ir visitar o médico a Lisboa, não sendo excluída a hipótese de haver um rede de pedofilia, à qual se fossem juntar.
Sempre que histórias deste género aparecem na comunicação social, não posso deixar de me sentir profundamente enojada. Se o médico é realmente pedófilo, as suas acções são altamente condenáveis. Mas, e a mãe dos três menores, também não será culpada, ao compactuar silenciosamente com os abusos? Não será culpada por aceitar dinheiro em troca dos abusos sexuais de que os filhos eram, supostamente, vítimas? A minha opinião é que, tal como no badalado caso da “Garagem do Farfalha”, toda esta situação tem grotescas semelhanças com a prostituição: receber dinheiro em troca de favores sexuais.
Numa palavra: degradante.

3 Comments:

  • a cereja em topo do bolo, ele ficou sujeito apenas a termo de identidade e residência. a mais leve medida de coacção

    By Blogger melena, at 12:29 PM  

  • pequena achega, houve uma senhora , ou duas, mãe dos abusados, que tb foi presente a tribunal por suspeita de incentivamento á prostituição

    By Blogger melena, at 1:38 PM  

  • Emanuel, obrigada pelos comentários, é sempre bom ter a opinião dos entendidos na matéria.

    By Blogger Carolina Almeida, at 2:39 PM  

Post a Comment

<< Home