"A minha pátria é a língua portuguesa"

Saturday, July 07, 2007

Gritos pela Terra

Creio que todas as gerações têm os seus desafios. Meros acasos do destino que se constituem como exercícios de pensamento crítico, experimentação de papeis e maturidade. Toda a juventude, seja ela cronológica ou espiritual, deve nortear-se por ideais.
Enquanto a geração dos meus pais foi marcada pelo Estado Novo e pelas mudanças pós-25 de Abril, um dos mais importantes desafios colocados à minha é salvar o planeta ou pelo menos preservar o que resta dele. Os problemas ecológicos dizem respeito a todos e só com a intervenção de todos se poderá chegar a soluções satisfatórias. Mas os jovens terão um papel fundamental. E porquê? Porque a instrução escolar da minha geração foi paulatinamente englobando a sensibilização para as problemáticas da degradação do ambiente. Fui eu e o meu irmão quem ensinamos os nossos pais a fazer separação do lixo. Estranhou-se mas entranhou-se e agora é rotineiro.
Já se passaram vários anos desde a primeira vez que ouvi falar de aquecimento global e lembro-me que na altura era um conceito muito abstracto e altamente controverso. Actualmente, são cada vez mais débeis e absurdas as vozes que se levantam a protestar contra o que já está definitivamente provado. A degradação do planeta é infelizmente uma realidade palpável que, a menos que travada, terá graves consequências num futuro não muito distante. As próximas guerras serão, não por petróleo, mas por água potável. As alterações do clima conduziram à desertificação, fomes e migrações das populações mais pobres. Isso, por sua vez, levará ao surgimento de epidemias, agravadas pelo aumento de temperatura que é favorável à proliferação das pragas. É um nunca mais acabar de calamidades.
É deveras interessante que o Live Earth se realize no mesmo dia em que serão declaradas as Novas 7 Maravilhas. Isto porque a Terra é a maravilha entre as maravilhas. A conservação do património exige a promoção do ambiente. Porque a Terra é a mãe de multifacetadas povos ou porque a cultura só floresce na harmonia (a todos os níveis), cuidemos do planeta para compreendermos quem somos e de onde viemos.
Por isso lanço este apelo pela Terra: pequenos gestos fazem a diferença. Para que as maravilhas da Terra não se resumam a memórias gravadas nas fotografias da National Geographic das nossas estantes.

1 Comments:

  • Concordo com tudo o que a Carolina disse, discordando apenas na parte final.
    Ou seja, na minha opinião penso que enquanto os casos mais graves de "poluição internacional" não forem resolvidos, infelizmente os pequenos gestos serão pequenas gotas num oceano, literalmente.

    By Anonymous Anonymous, at 9:52 PM  

Post a Comment

<< Home