"A minha pátria é a língua portuguesa"

Monday, July 30, 2007

Sentidos de Turista

Saber ser turista é algo que nem toda a gente consegue e que requer uma aprendizagem. Eu aprendi a sê-lo quase por inspiração divina. Ocorreu-me como se me acendesse uma lâmpada em cima da minha cabeça, tal como acontece nos desenhos animados. Não sei precisar quando foi, mas garanto que a partir desse momento comecei a experimentar as sensações de modo muito diferente.
Antes de mais, impõe-se que se clarifique o sentido da palavra turista. O Dicionário da Língua Portuguesa (8ª edição, Porto Editora) define assim: “pessoa que viaja por recreio ou para se instruir”. Peço encarecidamente que não me julguem arrogante, mas a verdade é que acho esta definição demasiado redutora. Não considero necessário viajar para ser turista. Para mim a condição sine qua non é abrir os sentidos. Daí que até no sítio onde vivemos e que conhecemos a palmos se possa ser turista, sendo aí que reside o desafio.
Quando tudo é novidade, é fácil estar desperto às sensações: o vento que transporta a respiração das ondas, as árvores que sussurram, o sol que acaricia a pele, o cheiro das plantas, o pitoresco de uma paisagem humana ou natural.
Se revisitamos lugares, a capacidade de nos encantarmos com eles implica estar atento aos pormenores: um raio de sol entre as folhas, uma nuance diferente de azul no mar, uma flor que desabrocha, um pássaro a cantar a solo, um banco desconhecido à sombra de uma árvore. Quase como um bebé que vive tudo pela primeira vez, isso permite reviver sensações sem nunca as esgotar.
Portanto, penso que ser turista não é uma condição passageira associada a uma viagem. O verdadeiro turista é aquele que faz desta condição um estilo de vida, uma romaria pessoal dos sentidos.

2 Comments:

  • Um texto perfeitamente enquadrado na época alta do mais comum dos Turismos - o turismo comercial.
    Tens razão ao dizer que é um desafio sermos turistas na nossa própria terra, saber entrar nesse espírito de descoberta e redescoberta, abrindo-nos ao espaço em redor, mesmo qd o conhecemos "a palmos".
    É bom ser-te turista, francamente bom.

    :)

    bjo

    By Blogger Mani, at 1:27 PM  

  • Ora aí está um estilo de vida que nunca tinha idealizado. Muito bom post :) Terei em consideração este texto. Vou ser turista até na minha própria casa, acabarei por encontrar coisas novas.

    By Anonymous Anonymous, at 1:39 AM  

Post a Comment

<< Home