"A minha pátria é a língua portuguesa"

Friday, April 07, 2006

Dia Mundial da Saúde

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde, criado a 7 de Abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde.
A saúde é actualmente um tópico que preocupa a sociedade em geral, como facilmente nos apercebemos todos os dias, nem que seja ao ouvir falar da gripe das aves e do vírus H5N1. Por todo o mundo são feitos estudos e investigações que visam curar situações patológicas mais ou menos graves, desde o desenvolvimento de novos fármacos para as cefaleias (vulgo dor de cabeça) até, por exemplo, investigações para uma vacina contra a SIDA.
Como estudante de Medicina, considero que a saúde é um bem fundamental, devendo todos os esforços serem coordenados para a sua promoção, conservação e melhoria.
Fiquei portanto indignada ao saber de uma situação que vos passo a descrever.
Foi recentemente desenvolvida uma vacina pelos laboratórios Merck e GlaxoSmithKline que parece reduzir drasticamente os casos de cancro cervical, causados pelo Papillomavírus Humano. O cancro cervical, ou cancro do colo do útero (porção inferior do útero), é o segundo cancro do aparelho reprodutor feminino que mais mulheres afecta. O seu risco parece aumentar à medida que diminui a idade em que a mulher teve a sua primeira relação sexual e também aumenta quanto maior é o número de parceiros sexuais. É um cancro que pode ser provocado pelo Papillomavírus Humano, o qual se transmite através das relações sexuais.
Ora nos Estados Unidos da América, os conservadores religiosos defendem que a inclusão da referida vacina no plano de vacinações americano seria um incentivo à sexualidade entre os adolescentes. Alguns chegam mesmo a admitir que teriam a mesma posição em relação a uma vacina contra a SIDA…
É interessante como piedosos cristãos parecem ser tão inclementes relativamente a um paciente com qualquer uma destas doenças, só porque era, supostamente, um promíscuo sexual. Analisando a questão de uma perspectiva diferente, um estado democrático é laico, e como tal não se deve imiscuir com questões de moral cristã.
Em suma, nos EUA, a saúde parece estar mais dependente das concepções religiosas dos dirigentes políticos do que dos avanços científicos da Medicina.
Estamos a falar de vidas que podem ser poupadas. Para um país que se diz tão avançado, as mentalidades dos que estão no governo parecem situar-se nos primórdios da Idade Média.
Termino este post com a amarga ideia de que os cientistas ainda são muitas vezes vistos pelos conservadores religiosos como diabólicos.


(dedico este post a todos os estudantes de Medicina da Universidade dos Açores)

5 Comments:

  • estado laico?

    filha estás a falar de um estado controlado pela Opus Dei.

    chamar conservador ao Bush é um eufemismo

    By Blogger melena, at 3:03 PM  

  • Emanuel:

    Perdoa-me a imprecisão. Queria dizer: estado democrático que devia ser laico.

    By Blogger Carolina Almeida, at 4:04 PM  

  • Agradeço a dedicatória e digo que, mais uma vez, gostei bastante desta pequena reflexão. No entanto, nada disto me espanta: utilizam-se sempre os argumentos mais absurdos para defender posições radicais. As pessoas são mesmo fantásticas, não são? bj

    By Anonymous Anonymous, at 10:08 PM  

  • Pedro:

    Agradeço imenso o elogio e o comentário.

    Tal como a ti, esta situação não me surpreendeu. Contudo, indigna-me, revolta-me.
    As posições radicais assustam-me pela sua inflexibilidade de pensamento.

    By Blogger Carolina Almeida, at 11:59 AM  

  • minha filha...

    democrático? em democracia elege-se quem tem mais votos.

    no caso concreto esse senhor da primeira vez chegou lá com menos votos que o derrotado devido ao sistema de eleição indirecta.

    By Blogger melena, at 3:27 PM  

Post a Comment

<< Home