Sobre a Educação II
Porque estamos a falar da formação de gerações inteiras, e portanto um tema de interesse colectivo, volto ao mesmo tema, agora numa outra perspectiva.
Um estudo recente efectuado a 300 alunos do ensino básico, de todo o país, quer do ensino publico quer do privado, mostra que para 80% dos inquiridos os TPC’s (trabalhos para casa) constituem uma fonte de stress, mais especificamente, são uma fonte de preocupação devido à dificuldade em realizá-los.
Daí que a Sra. Ministra da Educação defenda que sejam abolidos os TPC’s e que estes sejam transformados num trabalho a realizar na escola com a ajuda dos professores.
Depois há os que dizem que os trabalhos de casa são uma sobrecarga para muitas famílias. Pois, de facto imagino que seja muito mais agradável ver as novelas da noite do que apoiar as crianças no estudo.
Que muitas famílias não sejam capazes de apoiar os seus filhos nos trabalhos de casa isso é empírico, principalmente as de meios menos favorecidos. Mas, na minha opinião, os trabalhos de casa são um modo de praticar os conhecimentos adquiridos, não um modo de adquirir novos conhecimentos. Portanto, isso implica que as dificuldades devem ser resolvidas na aula com os professores e não com os pais. São mais horas na escola, através da resolução desses TPC’s camuflados que essas dificuldades serão resolvidas? Seria óptimo.
Na minha opinião os trabalhos de casa não devem desaparecer, pela simples razão de que são eles, que numa fase precoce ajudam a estabelecer hábitos de trabalho e métodos de estudo. Não cabe na cabeça de ninguém que uma criança de 6 anos, do primeiro ano, resolva por si só estudar as vogais que deu na aula. Os trabalhos de casa devem estabelecem rotinas, responsabilidades e prioridades.
Mais: são fonte de stress? Pois que sejam. Há que aprender a lidar com as contrariedades, isso faz parte do processo de crescimento de qualquer criança. Estão stressados porque não podem ir brincar ou ver “Morangos com Açúcar” (onde pelos vistos os estudantes saem todos as noites e nunca estudam)?
Apenas uma ressalva: todos sabemos que se cometem exageros e que a exigência e a quantidade dos trabalhos devem corresponder ao nível dos alunos. Mas isso está no bom senso dos professores, o que poderá ser discutível.
Não será com paninhos quentes que vamos ajudar as crianças a crescer e tornarem-se jovens responsáveis, conscientes da necessidade de estudar. Se com o actual método, os meninos chegam ao 5º ano e não estudam nada, imagine-mos o que será se deixar de haver TPC’s.
Só falta é virem com teorias de traumas, análises freudianas e não sei mais o quê como desculpa para o insucesso e a falta de motivação dos estudantes.
Um estudo recente efectuado a 300 alunos do ensino básico, de todo o país, quer do ensino publico quer do privado, mostra que para 80% dos inquiridos os TPC’s (trabalhos para casa) constituem uma fonte de stress, mais especificamente, são uma fonte de preocupação devido à dificuldade em realizá-los.
Daí que a Sra. Ministra da Educação defenda que sejam abolidos os TPC’s e que estes sejam transformados num trabalho a realizar na escola com a ajuda dos professores.
Depois há os que dizem que os trabalhos de casa são uma sobrecarga para muitas famílias. Pois, de facto imagino que seja muito mais agradável ver as novelas da noite do que apoiar as crianças no estudo.
Que muitas famílias não sejam capazes de apoiar os seus filhos nos trabalhos de casa isso é empírico, principalmente as de meios menos favorecidos. Mas, na minha opinião, os trabalhos de casa são um modo de praticar os conhecimentos adquiridos, não um modo de adquirir novos conhecimentos. Portanto, isso implica que as dificuldades devem ser resolvidas na aula com os professores e não com os pais. São mais horas na escola, através da resolução desses TPC’s camuflados que essas dificuldades serão resolvidas? Seria óptimo.
Na minha opinião os trabalhos de casa não devem desaparecer, pela simples razão de que são eles, que numa fase precoce ajudam a estabelecer hábitos de trabalho e métodos de estudo. Não cabe na cabeça de ninguém que uma criança de 6 anos, do primeiro ano, resolva por si só estudar as vogais que deu na aula. Os trabalhos de casa devem estabelecem rotinas, responsabilidades e prioridades.
Mais: são fonte de stress? Pois que sejam. Há que aprender a lidar com as contrariedades, isso faz parte do processo de crescimento de qualquer criança. Estão stressados porque não podem ir brincar ou ver “Morangos com Açúcar” (onde pelos vistos os estudantes saem todos as noites e nunca estudam)?
Apenas uma ressalva: todos sabemos que se cometem exageros e que a exigência e a quantidade dos trabalhos devem corresponder ao nível dos alunos. Mas isso está no bom senso dos professores, o que poderá ser discutível.
Não será com paninhos quentes que vamos ajudar as crianças a crescer e tornarem-se jovens responsáveis, conscientes da necessidade de estudar. Se com o actual método, os meninos chegam ao 5º ano e não estudam nada, imagine-mos o que será se deixar de haver TPC’s.
Só falta é virem com teorias de traumas, análises freudianas e não sei mais o quê como desculpa para o insucesso e a falta de motivação dos estudantes.
5 Comments:
e mainada.
do que conheço falta rigor na educação. TPC com conta e medida até pode ser bom.
não sou grande adepto dos TPC, a minha professora da primária não mandava mtos TPC e não mandava nenhum trabalho para férias ao contrário das outras professoras; a razão ela trabalhava mesmo nas aulas. não havia necessidade.
por outro lado, importa que as crianças neste mundo que anda a 120 à hora, tenha tempo para brincar, que é coisa k quase não têm (mas isso aki já não passa só pela escola)
By melena, at 3:38 PM
Melena:
Tal como tu não, sou adepta de quilogramas de trabalhos de casa.
Aliás, a minha professora primária, que à primeira vista, parecia acabada de vir do estado novo, não insistia muito.
Sou a favor de trabalhos simbólicos que incutam o hábito de trabalho e a responsabilidade
By Carolina Almeida, at 4:27 PM
eu tb acho que os tpc's devem ter uma certa moderação, mas discordo em absoluto que sejam abolidos. quem não lidar com o stress vá então ver morangos com açucar.
By Anonymous, at 3:57 PM
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
By Anonymous, at 5:39 AM
concordo totalmente. Acabei agora o 12º ano e penso que os TPC's são indispensáveis. Sempre aprendi mais com os professores mais exigentes, porque pediam sempre mais, porque nos faziam trabalhar e, sim, porque tinha carradas de trabalhos de casa! Sim, era e sou aluna, queixava-me ( e hei-de continuar a queixar-me) mas qual é a outra maneira de aprender?
E quanto à desculpa que os papás não têm tempo, não é razão nenhuma. Como dizes, tpc's é para praticar, não adquirir novos conhecimentos e eu sempre fiz os meus trabalhos de casa sozinha.
By Anonymous, at 3:40 PM
Post a Comment
<< Home