"A minha pátria é a língua portuguesa"

Monday, May 15, 2006

Heróis do Mar

“Um dia, uma senhora em estado de viúva recente, não encontrando outra maneira de manifestar a nova felicidade que lhe inundava o ser, e se bem que com a ligeira dor de saber que, não morrendo ela, nunca mais voltaria a ver o pranteado defunto, lembrou-se de pendurar para a rua, na sacada florida da sua casa de jantar, a bandeira nacional. E foi o que se costuma chamar meu dito, meu feito. E menos de quarenta e oito horas o embandeiramento alastrou por todo o país, as cores e os símbolos das bandeiras tomaram conta da paisagem (…). Era impossível resistir a um tal fervor patriótico, sobretudo porque, vindas não se sabia de onde, haviam começado a difundir-se certas declarações inquietantes, para não dizer francamente ameaçadoras, como por exemplo, Quem não puser a imortal bandeira da pátria à janela de sua casa, não merece estar vivo.”
José Saramago, in Intermitências da Morte

Depois de termos assistido à proliferação de bandeiras nacionais, que rapidamente desbotavam ao sol veranil, aquando do Euro2004, a nova moda para este mundial são as camisolas da selecção.
Com uma publicidade tão emotiva, que quase leva às lágrimas qualquer português que venera a pátria e os seus símbolos, só me resta esperar que as camisolas sejam feitas de material mais resistente e duradouro. Sim, porque nada me demove da ideia que à custa de material tão rasco como aquele com que eram feitas as bandeiras, vendidas, se não me falha a memória a 1€ (e o que é um euro para um patriota digno desse epíteto?), não conseguimos alcançar o título. Não admira. Do orgulhoso vermelho da nossa bandeira só restava um rosa frouxo, que nenhum espírito exaltava nem incentivava a dar pontapés na bola com mais garra.
Passados dois anos, e porque um evento de maior calibre exige manifestações variadas, no dia 20 deste mês, no Estádio Nacional do Jamor, vão construir “a mais bela bandeira do mundo” (mais informações
www.amaisbelabandeiradomundo.com). Nesse mesmo site, há um painel onde passam as promessas dos portugueses caso a nossa selecção ganhe o Mundial. Quem tiver paciência para ver um bocadinho, vai encontrar coisas tão absurdas e estupidificantes como “Prometo deixar de fumar”, “Prometo controlar o meu feitio” e “Prometo cantar o hino todos os dias antes de me deitar”.
E ainda continuamos à espera dos benefícios para Portugal de tanto dinheiro esbanjado no Euro2004.

3 Comments:

  • Eu cá prometo que se Portugal for campeão deixo de achar o Scolari um inqualificável asno e passo a achar somente um grande asno...

    By Anonymous Anonymous, at 8:35 AM  

  • Very best site. Keep working. Will return in the near future.
    »

    By Anonymous Anonymous, at 7:18 AM  

  • A todos obrigada pelos simpáticos elogios.

    By Blogger Carolina Almeida, at 8:37 AM  

Post a Comment

<< Home