"A minha pátria é a língua portuguesa"

Wednesday, April 19, 2006

Entre a Ficção e a Realidade

Perdoar-me-ão os meus leitores por voltar ao mesmo assunto, mas tenho forçosamente que o fazer. A culpa caberá talvez à TVI que ainda não se fartou de explorar escandalosamente a morte do jovem actor Francisco Adam, seguindo a velha máxima televisiva de que o apelo à emoção faz aumentar audiências. Ou quem sabe a culpa será das ridículas mensagens escritas de telemóvel apelando a que se vista uma peça de cor laranja e que se reenvie aos contactos, em homenagem do supracitado actor. Enfim, coisas de quem tem mensagens escritas gratuitas e não sabe o que fazer com elas… (perdoem-me os aderentes às mensagens em cadeia). Seja como for, vejo-me obrigada a voltar a tal lamentável assunto por uma razão muito simples: numa reunião de amigos contaram-me que uma adolescente tinha sido entrevistada e solicitada a dar o seu comentário acerca da morte do rapaz. Ao que parece, porque, infelizmente, não o vi embora confie inteiramente na fonte, a adolescente respondeu que tinha pena porque queria saber como a relação entre o “Dino” e da “Susana” ia terminar. Para os desconhecedores da série, o “Dino” é a personagem interpretada pelo actor falecido e a “Susana” é uma personagem com a qual o rapaz mantinha uma relação de amor-ódio.
Segundo o meu ponto de vista, o comentário da rapariga só pode ser interpretado de duas formas: ou é completamente insensível, não lamentando a perda da vida do jovem, ou é pouco inteligente e não sabe distinguir a realidade da ficção. Prefiro apostar na segunda hipótese, dado que entre a falta de sentimentos humanos ou a estupidez, eu prefiro a estupidez.

Quando se trata de uma criança de 4 anos que diz à mãe que o “Dino” não pode ter morrido porque aparece na televisão, tal como li num artigo de jornal, a confusão é compreensível, se bem que não percebo porque é que uma criança dessa idade veja “Morangos com Açúcar” e não “Rua Sésamo”, que era o que eu via, mas isso é outro assunto.
A questão é que é deveras preocupante que uma adolescente não consiga perceber a diferença entre um actor (pessoa) e uma personagem (papel). Mas pelos vistos, isso parece ser um fenómeno tristemente comum. Alguns actores referem que quando interpretam papéis de vilão em alguma série ou telenovela, são por vezes abordados na rua e insultados por tentarem afastar um casal romântico ou por terem morto uma personagem querida.
Mas, na verdade, quem os pode julgar? É muito mais agradável viver alienado numa ficção em que os bonzinhos acabam sempre bem, os apaixonados sempre juntos e os maus na miséria, presos ou mortos, do que numa realidade em que se fala do aquecimento global do planeta, no enriquecimento do urânio e na formação de 40 000 kamikazes no Irão.
Até a minha irmã de 9 anos percebe a diferença entre uma novela e a vida real. Por ser uma criança facilmente impressionável, costumamos fazer-lhe ver que as cenas desagradáveis nas novelas não passam de encenações. Por isso, quando uma personagem morre ela comenta friamente “É tudo a fingir” ao passo que ficou com problemas para adormecer quando se deu o atentado em Londres.

7 Comments:

  • É uma mistura entre lavagem cerebral e cultura pop no seu melhor. Já para não falar da vergonhosa exploração da morte de alguém. Não que eu tenha visto, porque TVI só vejo por acidente...enfim...
    Quanto à aparente alienação e ignorância que em que vivem alguns adolescentes isso sim é muito preocupante. é a vida...

    By Anonymous Anonymous, at 11:13 AM  

  • Nuno,
    obrigada pelo comentário. Já coloquei este post há alguns dias e estava a ver que ninguém comentava...acho que não está assim tão mau...
    Quando tiver filhos eles vão é ver Sic Notícias e os canais de Documentários. Estou a brincar, é claro. O ideal é deixá-los ver o que quiserem e acompanhá-los na escolha.

    By Blogger Carolina Almeida, at 11:43 AM  

  • só mostra que para muitos "só o que passa na tv é real".

    pergunto-me se alguém sabe o nome das restantes vítimas da operação páscoa

    By Blogger melena, at 10:10 AM  

  • deves apostar mais na divulgação do blog e aumentar o ritmo dos posts, assim ficas com mais clientela!

    By Anonymous Anonymous, at 1:02 PM  

  • Emanuel:
    se leste o post anterior a este ("Morrer é a curva na estrada") vês que faço uma alusão ao facto de as restantes vítimas terem sido ignoradas em função do actor. Todas as mortes são igualmente lamentáveis.

    Nuno:
    Obrigada pelas sugestões. Vou tentar, mas não prometo nada...

    By Blogger Carolina Almeida, at 8:08 PM  

  • li o anterior.

    ja agora, nao é só a TVI, li em alguns jornais "o Dino morreu".
    acho k não. ele nunca existiu.

    este país está às aranhas.
    e as pessoas não se cansam de folclore

    By Blogger melena, at 4:14 PM  

  • Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
    »

    By Anonymous Anonymous, at 7:18 AM  

Post a Comment

<< Home