"A minha pátria é a língua portuguesa"

Sunday, July 02, 2006

Sophia

Regra geral, os exames nacionais deixam uma marca indelével, tanto por bons como por maus motivos. Principalmente o de Português, uma vez que, normalmente, é o primeiro a ser realizando e portanto define o estado psicológico com que o estudante encara as provas seguintes.
No meu exame de Português (1ª fase, 2005) saiu um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen para analisar, autora que, durante as minhas aulas, a professora chamava familiarmente Sophia, enquanto os restantes eram nomeados pelo seu nome completo ou simplesmente pelo apelido.
Ela era apenas Sophia. Provavelmente a tratávamos assim devido ao seu nome longo e estrangeirado, ou então porque já era uma figura conhecida desde os tempos mais infantis quando lia-mos “A Menina do Mar” ou “O Cavaleiro da Dinamarca”.
Sempre gostei dos poemas de Sophia. Apesar de serem de interpretação nem sempre fácil, o seu tema recorrente do mar faz eco na minha personalidade de ilhéu.
Assim sendo, e porque há dois anos atrás Sophia deixou este mundo (não totalmente porque a verdadeira arte imortaliza o artista) transcrevo aqui o poema do meu exame nacional de Português, numa singela mas justa homenagem.

Em todos os jardins

Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como um beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas paisagens.

3 Comments:

  • Your website has a useful information for beginners like me.
    »

    By Anonymous Anonymous, at 5:39 AM  

  • Em São Paulo, Brasil, brocuro por Sophia nas ilhas da web por força da minha dissertação de mestrado e me deparo com a tua singela homenagem. Obrigada!

    By Anonymous Anonymous, at 2:03 AM  

  • Em São Paulo, Brasil, procuro por Sophia nas ilhas da web por força da minha dissertação de mestrado e me deparo com a tua singela homenagem. Obrigada!

    By Anonymous Anonymous, at 2:03 AM  

Post a Comment

<< Home