"A minha pátria é a língua portuguesa"

Friday, October 27, 2006

Saltar da Cama

Convenhamos, ter de acordar cedo para ir trabalhar nunca é agradável. Se ainda por cima é segunda feira, está a chover e está frio, então a coisa complica-se mesmo. Os “só mais cinco minutos” transformam-se em quinze, ficamos com pouco tempo para tomar o pequeno-almoço e demais actividades rotineiras, o caos instala-se. Portanto, é legítimo afirmar que despertar nessas condições é traumático.
Ora, um estudo realizado no Reino Unido, demonstra que as mulheres permanecem mais mal-humoradas nas 4 horas seguintes a acordar (30%) comparativamente aos homens (10%).
Deixemos a questão sexista, até porque não é favorável à minha pessoa. A que se deve um “mau-acordar”? Esse mesmo estudo demonstra que 40% dos inquiridos justifica o mau-acordar devido a noites mal dormidas enquanto 24% culpa o stress e as preocupações.
Bom, eu normalmente durmo como um anjo. Só situações muito, muito pontuais me tiram o sono. E contudo, não tenho um acordar fácil.
Pessoalmente acho que a boa disposição depende em parte do modo como somos acordados. A mim, já me despertaram arrancando literalmente os cobertores de cima ou então quase a arrombar a porta do quarto. Simpático, não é? Também não ajuda nada quando é o despertador com apitos histéricos que me fazem acordar sobressaltada. É um exagero dizer que me estragam o dia, mas não é um começo muito auspicioso.
Felizmente já encontrei duas soluções: uma depende de terceiros e outra depende de boa música. Explicitando: quando é a minha mãe a acordar-me com jeitinho, com festinhas no cabelo e com uma chávena de café quentinho, então a manhã corre lindamente. Quando a mamã não pode estar ao serviço, então socorro-me de boa música com muita energia.
Tenho a teoria que a música que ouvimos de manhã nos acompanha durante o dia. Já me aconteceu ouvir nos autocarros, géneros musicais que roçam o pimba e depois ficar a trautear a música o dia inteiro. Irritante, no mínimo. Portanto, o que faço é ouvir algo alegre, bem disposto e de boa qualidade. E muitas vezes em português, para ir mais facilmente acompanhando a letra.
Resultado? Um sorriso pouco justificável a horas tão matutinas, menos sonolência nas aulas e mais coragem para enfrentar o dia.

5 Comments:

  • e smashing pumpkins?

    nada?

    caroio

    By Blogger divagador, at 7:58 PM  

  • Bem, isso é culpa do Nuno.

    Levou os cd's todos quando se mudou.

    Mas claro que é uma hipótese a considerar

    By Blogger Carolina Almeida, at 8:40 PM  

  • 1- claro que levei todos os cds dos smashing! daaahhhh!!!
    2- orgulho-me da história de arrancar os lençois!!

    By Blogger nuno, at 8:58 PM  

  • Nuno

    eu até fui simpática em não dizer quem é que me fazia tal crueldade... mas já que insistes em dizer...

    Enfim, o que eu sofri com este meu mano...

    By Blogger Carolina Almeida, at 9:01 AM  

  • eh eh eh

    By Blogger divagador, at 11:45 AM  

Post a Comment

<< Home