"A minha pátria é a língua portuguesa"

Saturday, August 19, 2006

O pó debaixo do tapete

Para os micaelenses, as noites de verão no Campo de São Francisco, Ponta Delgada, já não são uma novidade. Trata-se da dinamização de um espaço, por sinal bastante agradável, com diversas barraquinhas de venda e respectivas esplanadas. Lembro-me de há uns verões atrás, não sei precisar quantos, assisti lá a um pequeno concerto de música de câmara de grande qualidade.
O objectivo que está por trás deste projecto é, suponho eu, animar a noite de Ponta Delgada. Contudo, não posso deixar de pensar que, o facto de o Campo de São Francisco ser um espaço frequentado por toxicodependentes, alcoólicos, prostitutas e mendigos, não tenha sido um motivo para a dinamização desse espaço. Isto é, sou da opinião que a Câmara pretendeu, pelo menos de verão, que essas pessoas não frequentassem o Campo.
A verdade é que isso não altera em nada o facto de existirem esses grupos problemáticos. Empurrando-os para outros sítios, cria-se a ilusão que não existem. Como alguém que varre o chão e põe o pó debaixo do tapete. Ele continua lá, mas não é visível às visitas.
Pergunto-me eu: o que é que é feito para ajudar essas pessoas? O que é que é feito, por exemplo, pelos mendigos que procuram abrigo nas portas das lojas e cujos proprietários ficam mais preocupados com o aspecto do que com o frio e a fome que os primeiros passam.

3 Comments:

  • ora ai está

    By Blogger divagador, at 3:13 PM  

  • Acho sinceramente que a criação das noites de verão não têm como objectivo afungentar essas pessoas do campo de são francisco até porque se fosse esse o objectivo este estaria longe de ser bem sucedido. acho que não deve ser uma frequentadora assídua desse lugar ou tem uma imagem destorcida da realidade até porque basta um olhar atento para reparar que "toxicodependentes, alcoólicos, prostitutas e mendigos" não deixaram de frequentar esse lugar ficando apenas disfarçados pela multidão que lá vai todos os dias.
    quanto ao facto de achar que não existe ajuda nesseçária para essas mesmas pessoas acho que está errada porque essa ajuda existe agora esses problemas não são tao faceis de resolver como pensa!!
    continua assim !!!

    By Anonymous Anonymous, at 5:59 PM  

  • Caro Napoleão:

    Em primeiro lugar obrigada pela visita e pelo comentário.

    De facto não sou uma frequentadora assídua do campo. Lá já estive várias vezes apenas de passagem. E também reparei que algumas das pessoas em questão misturam-se com as outras.

    Contudo deve concordar comigo que o aspecto do local é outro.

    Também não penso que esses problemas sociais sejam fáceis de resolver. Não sou assim tão ingénua. Simplesmente acho que não existem soluções adequadas à sua complexidade.

    By Blogger Carolina Almeida, at 6:59 PM  

Post a Comment

<< Home