"A minha pátria é a língua portuguesa"

Friday, July 07, 2006

República das Bananas

Ainda há dias o Presidente da República falava sobre a “fuga de cérebros” portugueses para o estrangeiro. Sendo lamentável não deixa contudo de ser compreensível. Quando não é falta de apoios financeiros à investigação é outra coisa qualquer que acaba por aborrecer as mentes iluminadas de Portugal.
Hoje uma antropóloga viu o seu projecto boicotado, provavelmente devido à falta de organização ou excesso de burocracia.
Especificando: a dita senhora, juntamente com uma equipa de investigadores estrangeiros (espanhóis e franceses) e portugueses, ia exumar os restos mortais de D. Afonso Henriques, o venerável fundador da pátria, de modo a traçar o seu perfil biológico e esclarecer pormenores polémicos como a sua altura, robustez física, problemas de saúde e idade, através de variadas técnicas.
À boa maneira portuguesa, e após ter obtido desde meados de Junho a autorização da Diocese de Coimbra e da delegação do Ippar (Instituto Português do Património Arquitectónico), a investigadora foi informada do cancelamento da exumação, alegadamente porque “não foram cumpridos todos os procedimentos adequados e necessários, não tendo sido, nomeadamente colhida a autorização da direcção deste instituto [Ippar] nem da senhora ministra da cultura, para a realização da referida exumação”. Pelo que a se decidiu “cancelar o referido acto e diligenciar no sentido de apurar os antecedentes relativos a todo este processo”.
Na prática isso poderá significar a perda de patrocínios privados, a indisponibilidade de um membro da equipa (que se dirige agora para o México) e o atraso do projecto.
Agora digam-me: se já tinha sido concedida a autorização dos organismos competentes, qual o porquê deste cancelamento? Será que D. Duarte Pio não foi contactado? Houve um protesto de senhoras de meia-idade contra o pecado de exumar um cadáver? Já sei: a senhora ministra da Cultura teve um sonho profético sobre a maldição que D. Afonso Henriques ia lançar sobre o Governo por autorizarem que um investigador espanhol remexesse nos seus cadavéricos e reais despojos.

3 Comments:

  • tinham era medo que o zidane chegasse lá e desse uma cabeça no esqueleto do mui digno fundador da nossa pátria

    By Blogger melena, at 5:44 PM  

  • Vejam mas é este tretas do Duarte Pio http://www.duarteotretas.blogspot.com/

    By Anonymous Anonymous, at 8:58 PM  

  • Se o presidente da república fala da fuga de cérebros para o estrangeiro, das duas uma: ou acha que não têm cérebro os que cá ficaram; ou acha que isto já estrangerio,m tendo ele cérebro. Em qualquer dos cadsos, a democracia portuguesa só se aguentará independente com uma transição para a monarquia. E por isso Dom Duarte merece ser 1) conhecido 2() apoiado e 3) aclamado depois de reconhecido. Agora com blogs pinks e tretas e petas, não vamos lá

    By Blogger mch, at 11:03 PM  

Post a Comment

<< Home