"A minha pátria é a língua portuguesa"

Wednesday, July 12, 2006

O Elogio da Sensatez

Para não incorrer no risco de ser acusado de criticar indiscriminadamente tudo e todos, apenas pelo simples capricho ou presunção de ter opinião contrária, aquele que sabe criticar também deve saber elogiar em igual proporção.
E por isso mesmo, aqui fica o meu aplauso de pé ao ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, pela sensatez da sua opinião sobre a pretensão da Federação Portuguesa de Futebol: “Num momento em que o País tem de fazer sacrifícios, acho que esses sacrifícios são para todos”.
Refiro-me à intenção de isenção de IRS para o prémio que a FPF vai atribuir a cada jogador da selecção nacional, no valor de 50 mil euros.
Pessoalmente, acho que a FPF aproveitou a onda de patriotismo e pensou: “Pode ser que concordem.”. Como que atira o anzol, acreditando mais em golpes de sorte do que na evidência da escassez de peixe.
A devida vénia também para o fiscalista Saldanha Sanches que considera essa pretensão um insulto para quem paga impostos e tem baixos salários.
São considerados heróis. Ganham milhões a dar pontapés numa bola. Queimam neurónios para tentar articular: “A selecção jogou bem, mereceu ganhar.” Apelam ao patriotismo. E agora discute-se a isenção de imposto, dinheiro esse que em termos relativos não passa de trocos.
Numa sociedade ideal, essa discussão nem teria lugar. Mas num conjunto de loucos e alienados, resta mesmo elogiar os sensatos.

5 Comments:

  • 100 % acordo

    O referido Saldanha Sanches, meu prof na faculdade, resume bem: essa ideia é 1 insulto a todos nós

    By Blogger melena, at 9:59 AM  

  • o presidente da FPF é um asno!! sempre achei e agora comprovou-se cientificamente. passa a ser uma verdade incontestável.

    By Anonymous Anonymous, at 5:30 PM  

  • realmente, é impossível discordar deste teu elogio.
    acho extraordinário que passe sequer pela cabeça de alguém pedir essa isenção, mas é o país que temos... é amanhar, e ir esperando por uns rasgos de sensatez, ainda que esporádicos.

    By Blogger rita, at 9:47 PM  

  • Bem-vinda Rita.

    Muito obrigada pelo comentário.

    By Blogger Carolina Almeida, at 11:19 PM  

  • "na terra dos cegos quem tem um olho é rei, na terra dos doidos quem tem juizo é doido.." disse Mario Sá Carneiro.. e eu concordo..parece -me que nesta terra de doidos e alienados não é dificil entender porque é que alguns te possam considerar doida**gosto do que escreves

    By Anonymous Anonymous, at 5:32 PM  

Post a Comment

<< Home