"A minha pátria é a língua portuguesa"

Tuesday, September 05, 2006

Freddie

A par das diversas crises que grassam por este mundo fora (políticas, sociais, ambientais...) estou convicta que também se atravessa uma grave crise musical. E tanto é mais forte esta minha opinião por ser uma grande apreciadora e não conceber a vida sem música. Grosso modo, acho que a música que se produz actualmente é fast-food. Algo sem profundidade, que vende rápido e que deixa uma sensação estranha depois de a saborear. É música ouve-e-deita-fora. Aquilo que aparece é repetido até à exaustão na TV, na rádio (veja-se o exemplo de James Blunt que faz umas letras e rimas ridículas) e, em abono da verdade, em altos berros nas aparelhagens dos vizinhos e no carro de muita gente que ainda não se apercebeu do preço da gasolina.
Em comparação com estes pseudo-artistas de momento, existem músicas, compositores e grupos que são eternos. Que não enfastiam. E que não são esquecidos.
Os Queen são um desses exemplos. Se estivesse vivo, hoje Freddie Mercury faria 60 anos. Morreu à 15 anos, vítima do vírus da SIDA.
Apenas há uns anos é que comecei a ouvir e a apreciar Queen. Não obstante o facto de ser a música em voga na época dos meus pais, considero Queen uma das maiores e melhores bandas de sempre. Lembro-me até que uma vez estava na escola a cantar baixinho "I want to break free" (uma das minhas preferidas) e uma colega olhou para mim escandalizada dizendo que a música era velhissíma. É de facto. Mas vale muito mais do que muita da música produzida actualmente. E prova disso, são as comemorações dos 60 anos do emblemático vocalista. Sendo o rosto da banda, Freddie, entre a adoração e a crítica, tinha uma forma muito singular e exuberante de pisar os palcos. Freddie será sempre recordado.
Dizia: "Acho que ser natural e sincero é o que conta." Nada mais verdadeiro.

2 Comments:

  • freddie era one man show

    quanto ao resto sobre a música em geral 100% de acordo

    By Blogger divagador, at 9:24 AM  

  • era música a sério. não estas merdices rafeirosas que hoje em dia se ouvem e são um enorme sucesso durante 15 dias.

    By Anonymous Anonymous, at 9:48 PM  

Post a Comment

<< Home