"A minha pátria é a língua portuguesa"

Sunday, February 10, 2008

Quadro

Pinta-me um quadro. Pinta-mo com palavras, mistura-as numa paleta e vai pincelando a minha imaginação. Porque aquilo que os olhos não vêem, a alma nostálgica sabe evocar.
Conta-me como de um janela aberta sobre o mar se sentia no vento a promessa da tempestade. Que o vento arrepiava a espuma e batia as ondas crescentes contra a rocha, roubando-lhe areias de outras épocas. Consigo ouvir o grasnar agoirento das gaivotas a planar em círculos indecisos, sob nuvens carregadas, que paulatinamente se dissolvem em chuva gelada.
Eu sei que fechaste tudo a sete chaves e mesmo assim se ouvia o assobiar do vento na janela e o martelar insistente da chuva. É pena que a janela seja nova e vede tão bem. É pena porque assim a cortina do meu quarto não ondula fantasmagoricamente.
Agora conta-me como nessa noite choveu um dilúvio, levantou-se um vendaval e trovejava apocalipticamente. Eu conheço essa violência, conheço-a e desejo-a porque embala os meus sonhos e sossega a minha alma de atlante. Depois de uma noite assim, acordaria com a chuva em decrescendo e a tarde seria límpida e pura, com sol radiante e vento, uma antítese caprichosa da noite. E esse sol doce de Inverno, tão precioso porque raro, seria o bálsamo calmo que mitiga a crueza da borrasca.
Conta-me, conta-me outra vez como foi, porque aqui onde todos os dias são luz clara eu quase esqueço a melancolia poética de um céu carregado.

4 Comments:

  • Bela moldura humana, esta. E um belo abraço. Este.

    By Blogger CC, at 3:30 PM  

  • Aprecio sempre os "post" que me envia.

    Acerca de Rodrigues dos Santos. Tocou-me muito o tema da terceira idade.

    As nossas sociedades deparam-se com um défice de natalidade mas com um aumento significativo de pessoas idosas reformadas.

    São precisas respostas e políticas que ajudem essas pessoas a ter um final de vida digno.

    By Blogger Paulo Noval, at 6:23 PM  

  • Não há dúvidas de que aquele poema de Manuel Alegre tem como fonte de inspiração "A Mensagem" de Fernando Pessoa.

    Aliás, quando o nacionalismo se encontra numa fase decadente, nada melhor do que recorrer aos clássicos para despertar o ser Português que há em nós!

    A Democracia é o pior de todos os sistemas políticos (se exceptuarmos os outros)

    By Blogger Paulo Noval, at 3:06 PM  

  • gosto...gosto mesmo!
    **

    By Anonymous Anonymous, at 3:14 PM  

Post a Comment

<< Home