"A minha pátria é a língua portuguesa"

Thursday, December 13, 2007

Palavras Pedras

Quem cultiva o hábito de escrever conhece aquela necessidade urgente de gravar em palavras um pensamento que irrompe subitamente. Conhece a sensação de escrever febrilmente como quem se liberta de um peso opressivo, como se numa loucura nos tomasse e obrigasse a gravar para a eternidade um estado de espírito volúvel.
A escrita é uma catarse. A comunicação é uma forma de libertação poderosa. Mesmo aqueles exercícios de fermentação argumentativa, de defesa de opinião que escrevemos sem nenhuma espécie de pretensiosismo, são formas de comunicação connosco próprios. Num futuro mais ou menos próximo estaremos a ler o que se escreveu anteriormente e pensar o que poderia ser mais desenvolvido ou aquilo que organicamente se alterou em nós para analisarmos as questões sobre outros prismas.
O pensamento e a comunicação estão dependentes da palavra. Pensamos por palavras, falamos por palavras, escrevemos por palavras. A dificuldade consiste em tropeçamos nelas como se de pedras se tratassem. Porque não são suficientemente claras para aquilo que pretendemos transmitir ou porque aquilo que pensamos e, sobretudo, sentimos não encontra nelas perfeita tradução. O eu que pensa e sente está desconectado do eu que escreve como se fossem duas entidades distintas.
Existem textos que saem límpidos, fluidos, que nos surgem quase que por magia no espírito em momentos de abstracção. As palavras bailam à nossa frente e basta dispô-las coerentemente. Outras vezes, são textos mil vezes escritos e reescritos, numa busca obsessiva daquilo que julgamos ser a perfeição. A frustração é enorme: sente-se uma necessidade urgente de comunicação, mas as palavras aprisionam-nos. Daqui resultam textos sofridos, que levam muito tempo até tomarem a forma pretendida, ou textos incompletos, insuficientes e mal desenvolvidos.
Contudo, apesar da mediocridade, a comunicação é uma necessidade tão básica, que devemos libertar as palavras que nos pesam. Gritá-las ao vento, desenhá-las efemeramente na areia, sussurrá-las baixinho ou escrevê-las numa folha que se rasga ou esconde no fundo de uma gaveta.

4 Comments:

  • Alguém gostou muito da aula de propedeutica psicológica de ontem. ;) A comunicação é, de facto, uma arma. Dá-nos poder e faz-nos conquistar grandes metas. Palavras pedras? Palavras gastas? Palavras poderosas...

    E com uma palavra, despeço-me!
    Adoro-te :)

    By Anonymous Anonymous, at 4:13 PM  

  • Podia seu eu a assinar este texto.

    (Já agora... também te adoro!)

    By Blogger Mani, at 7:15 PM  

  • Boas Festas!

    By Blogger Paulo Noval, at 12:05 PM  

  • sim senhora

    By Blogger melena, at 10:38 AM  

Post a Comment

<< Home