"A minha pátria é a língua portuguesa"

Saturday, April 26, 2008

As pessoas que pensam são perigosas

A memória é uma coisa curiosa. Ao procurar uma comparação que enriquecesse estas palavras, conclui que a memória é como a maré que devolve à praia maravilhas insuspeitas sob a forma de conchas e búzios, seixos rolados pelo tempo, madeiras de naufrágios passados e garrafas que preservam palavras há muito esquecidas.
Há dias, sem que nada o desencadeasse, lembrei-me de uma história que paira incerta entre os meus 6 e 9 anos. Foi-me contada pela minha professora da primária e, segundo os meus cálculos, refere-se a uma situação passada há 50 ou 60 anos.
Imaginemos uma criança que entra em conflito com os irmãos mais velhos. Essa criança é a minha professora. Como retaliação de uma travessura de que foi vítima, ela repete a viva voz um insulto aos irmãos. Estes, incomodados pela relativa dose de verdade ou pela insistência do insulto, mandam-na parar, sob ameaça de umas valentes palmadas.
Lembro-me que a minha professora contou a frase com que invectivava os irmãos, mas não consigo recordar qual era. O que recordo claramente, porque me revelou uma verdade que anos mais tarde consciencializei, foi o que respondeu à ameaça:
- Podem obrigar-me a calar mas vou continuar a dizer para dentro.
Tamanho atrevimento custou-lhe mesmo umas palmadas.
A verdade que mais tarde descobri, e que a minha professora usou por instinto, foi que nenhum pensamento pode ser silenciado pela coação física. Porque o pensamento não é feito da mesma matéria que a carne e como tal não sofre como ela. A voz interior, quando sabe que tem razão, é persistente. E por muito que as palavras o neguem, a Terra continua a girar em torno do Sol.

2 Comments:

  • sim, senhora bem visto

    até me fez ter saudades dos meus tempos de blogger

    By Blogger melena, at 4:55 PM  

  • Olá

    Como não tenho o seu contacto, escrevo-lhe por intermédio do blogue.Escolhi esse post, pois acho-o mais indicado para aquilo que lhe vou escrever (ironia).


    Como professor, estou a desenvolver um projecto de rastreio infantil para a região cujo rastreio-piloto envolve por agora a ilha Terceira. Estou em colaboração com uma médica pediatra e uma equipa de enfermeiros e uma higienista.

    As perguntas que lhe faço são: - quando é que acaba o curso de
    Medicina?
    - Qual a especialidade que pretende fazer?
    - Se conhece literatura sobre o tema da prevenção na saúde infantil.

    o meu email é paulonoval75@hotmail.com

    Obrigado pela atenção

    By Blogger Paulo Noval, at 5:08 PM  

Post a Comment

<< Home